O QUE É A MICROPIGMENTAÇÃO LABIAL?
Também conhecido como dermopigmentação labial, o procedimento consiste na aplicação de pigmentos nos lábios com a finalidade de alterar o tom da pele labial, definir melhor o contorno dessa região, corrigir pequenas assimetrias e disfarçar sinais de envelhecimento. É bastante procurado por pessoas que possuem lábios finos, menos volumosos e de coloração pálida ou escura.
A micropigmentação labial, também, pode ser indicações clínicas, como em casos onde o paciente tem perda de tecido na boca causada por acidentes ou queimaduras, fissura labiopalatal e deformidades genéticas nos lábios.
Além de definir o contorno do lábios e alterar a sua coloração, o processo de esfoliação do procedimento promove a regeneração do tecido labial, reconstruindo o colágeno após a cicatrização. Com isso, os lábios ficam mais vistosos e com aparência saudável.
A micropigmentação labial pode ser comparada a uma maquiagem semipermanente com efeito duradouro ou uma tatuagem. Com a diferença de que a implantação dos pigmentos são feitas apenas na camada mais superficial da pele, a epiderme. Por isso, inclusive, tem uma duração aproximada de 1 a 2 anos, sendo necessário fazer reaplicação após esse período.
COMO É FEITA A MICROPIGMENTAÇÃO LABIAL?
O primeiro passo para fazer uma micropigmentação labial é passar por uma avaliação com o profissional responsável pela aplicação. Nesse momento inicial, será analisada a situação clínica do paciente e características do tecido labial, definindo qual a coloração a ser usada.
A cor é escolhida pelo paciente dentre uma cartela de tons a partir de bases nas cores rosa, vermelho ou coral. Para que o resultado seja o mais natural possível, o profissional irá orientar qual base será adequada para cada paciente, levando em consideração a cor da sua lâmina labial.
A técnica em si consiste na aplicação do pigmento escolhido na epiderme dos lábios, por meio de pequenas agulhas presentes na ponta de um aparelho chamado dermógrafo. O desenho deve ser feito na linha dos lábios, como um contorno, e não por fora dele. Tem a função de delimitar melhor a área quando é mais apagada e para dar formato.
Por ser uma região cuja pele é mais fina que em outras parte do corpo, é importante que essa implantação seja de forma mais suave possível, com movimentos cautelosos para que não haja traumas e formação de hematomas.
Comments